14 janeiro, 2014

Retrospectiva 2013

Janeiro que se preze tem que ter retrospectiva entre os post do mês, certo? Eu adoro reviver de uma tacada só todos os momentos especiais do ano que passou. E 2013 teve muitos! Muito aprendizado, realização de sonhos, o nosso emagrecimento, reencontros, visitas, passeios e tanto mais. Dos perrengues a gente não tira foto, mas é justamente por causa deles que as boas lembranças fazem nos sentir ainda melhor. Para mostrar que sempre vale à pena e que a vida é uma fanfarrona linda :)

Ano passado eu já acabei – forçada pelo computador que não cooperou – com a “tradição” de videozinho by moviemaker. Este ano até fiz um pelo instagram, mas a resolução fica tão baixa para colocar no blog (dá para ver aqui)... Então resolvi adotar um modelo* novo: a retrospectiva fotográfica mês a mês. Vamos ver como fica :)

Em janeiro fomos comemorar as nossas Bodas de Madeira pelos cinco anos de casados em Bilbao, no norte da Espanha, no País Vasco. Passamos um fim de semana, de sexta a domingo. A cidade é incrível e vai muito além do Guggenheim. As pessoas são simpáticas nível: se quiser pedir informação a alguém tenha pelo menos 30 minutos livres para conversar. E a comida é um espetáculo à parte.




Fevereiro foi um mês tranquilo por um motivo: março nos reservava dois grandes eventos.

O evento número 1 de março foi passar o Saint Pratrick’s Day na Irlanda. Essa viagem ainda vai ganhar uma série de posts porque foi incrível. Amei a Irlanda. Saímos de Madri e lá encontramos os nossos amigos Fabi e Vésper, que estavam viajando pelo Reino Unido.

Tiramos um dia para fazer uma road trip até os Cliffs of Moher e Galway e os demais dias passamos em Dublin. No dia de Santo Patrício em si, participamos do People’s Parade, que é uma espécie de comissão de frente que abre o desfile oficial. Foi super divertido. Para quem pretende um dia passar o St. Patrick lá, super recomendo. É um um baita city tour sob outra perspectiva.


E o evento número 2 foi nossas Férias no Brasil. Teria que colocar mil fotos, com todos os amigos, mas vamos deixar a das famílias, que é a base de tudo. Aqui estão os Machado’s e os Tonon’s todos juntos, misturados e lindos. Sabe amor?



Abril também teve dois momentos muito especiais. O primeiro foi a realização de um grande sonho, tanto meu quanto do Marido. Conhecer Machu Picchu estava no topo da minha lista de desejos muito antes de imaginar que eu viveria na Europa. Foi uma viagem linda e muito especial. Tenho que – e irei em breve, prometo! – sentar e escrever sobre ela com a devida riqueza de detalhes.


O segundo ponto alto de abril foi encontrar os meus irmãos Beto e Vanessa no Porto, em Portugal. Eles iam fazer o Caminho de Santiago e Marido e eu fomos passar o fim de semana com eles, antes da peregrinação.



Maio é o mês do aniversário do Marido.



 Além disso, foi o mês das visitas. Primeiro recebemos o Jeferson, amigão para todas as horas.



Depois a Jana e o Dirceu, dois queridos que conheci durante o mestrado em Lisboa.


E por último a Talita e o Paulo, primos e amigos que são quase nossos gêmeos :)



Em junho aproveitamos o convite de casamento da Houda e o aniversário por comemorar do Marido e transformamos isso em uma grande desculpa para explorar o Marrocos. Como eu já contei, é um país que eu não sentia muita curiosidade em visitar. Foi uma feliz e sensacional descoberta.



Em julho se casou outro casal de amigos. A Nat e o Vasco, dessa vez em Lisboa. Aproveitamos para visitar os nossos cantinhos preferidos e rever os amigos. No nosso último dia por lá, a Leda e o Bruno dirigiram mais de 100 km só para nos encontrar. Fomos com eles a Tróia (uma praia a uns 40 km de Lisboa) e passamos um dia super agradável. 



No auge do verão em agosto fomos renovar as energias em Arcos de la Frontera, em Andaluzia, no sul da Espanha. 


Setembro foi marcado por aquela constante na vida de um expatriado: dar tchau pros amigos que vão desbravar novas terras.


E, na mesma proporção e intensidade, fazer novos velhos amigos :)


Outubro é o mês mais legal do ano :) e teve o melhor presente de aniversário que eu poderia receber: a visita da minha Maria.



Aproveitamos o feriado prolongado de Dia de todos os santos, em novembro, e fomos em uma excursão conhecer as Astúrias, no norte da Espanha. Fiquei encantada com a beleza de lá e com todas as opções de esportes que dá para fazer em contato com a natureza. Um dos passeios que mais gostei foi uma trilha de bicicleta em um parque natural perto de um povoadinho super fofo.  Um aviso: vá para lá com disposição para comer muito!




Em dezembro o Papai Noel trouxe de presente a visita do Marcelo, meu amigo mais viajado e que me inspira desde 1995 e contando :)


Pra terminar essa retrospectiva, a maior conquista de 2013: o nosso emagrecimento. Foi trabalho de formiguinha e de muita paciência. Não teve cirurgias, remédios, nem dietas restritivas e milagrosas. 

O que, sim, teve foi mudança de hábitos alimentares – mantivemos tudo, inclusive doces e álcool, só que em menor quantidade, substituindo tranqueiras por alimentos mais saudáveis. E exercício físico constante. No meu caso, natação três vezes por semana e, no do Marido, natação e corrida. Ao longo do ano emagrecemos praticamente 40 quilos, 11 meus e 27 dele.

Reveillon de 2012 e de 2013: um ano de diferença e quase 40 Kg mais leves

Desejos para 2014? Que a gente continue saudável, que saiba aproveitar cada instante e que, em janeiro do ano que vem, a gente constate que viveu pelo menos um momento especial por mês, como aconteceu em 2013 =)



* Minha inspiração veio lá do 13 anos depois..., da Mirelle Siqueira, que escreve de um jeito envolvente sobre suas viagens e a vida em Lyon, na França.

3 comentários:

Unknown disse...

Kelly vcs såo demais!

dirceubernardes disse...

Eba, estou na retrospectiva! O que dizer... um ano desses ė para poucos! Beijos e espero vê-los em breve!

Anônimo disse...

Para os monstros, os Kellintons estão na retrospectiva de janeiro. E com toda a satisfação!
Bom 2014 para vocês!