07 janeiro, 2014

Feliz Ano Novo!

Dia desses eu descobri o blog* de uma brasileira que vive em Londres e passei um tempão lendo seus relatos na terra da Rainha. Durante a leitura, me dei conta que com a mudança de Portugal para Espanha, o ritmo de vida mudou, as minhas ocupações também e eu parei de escrever justamente sobre o que mais gosto: cenas do cotidiano.

Usando isso como inspiração, uma das minhas resoluções para 2014 é voltar a escrever com mais frequência no blog e contar como é “vivir la vida loca” em Madri.


Mais textos e  muito brilho em 2014 :)


E nada mais propício do que colocar a resolução em prática no primeiro dia útil do ano, não é mesmo? :)

Kelli, segunda-feira foi ontem, como que o primeiro dia útil do ano é hoje?

Pois é. Aqui na Espanha, quem traz os presentes de Natal são os Reis Magos. E o Dia de Reis (6 de janeiro) não é só o dia de comer grãos de romã e de desmontar a árvore de Natal. É feriado nacional, é o dia de estar com a família, de abrir os presentes e de celebrar.

A Cabalgata de 2013, no centro de Madri

Na noite anterior, os pais costumam levar as crianças para ver a cabalgata, que é um desfile com muitos personagens infantis, encerrado pelos Reis Magos. Baltazar – o negro – é o preferido entre as crianças. Não me perguntem o porquê...

Nesse noite as crianças deixam os sapatos na janela, com água para os camelos e biscoitos para os Reis Magos e vão dormir cedo. Se tiverem se comportado bem durante o ano que passou, ganham presentes. Do contrário, os Reis deixam carvão.

Acreditam que nas lojas vendem doces em formato de carvão? Tenho a maior curiosidade de passar um Dia de Reis com uma família espanhola com crianças, só para ver a reação delas ao abrir um pacote de carvão. (porque com certeza deve ter aquele parente que coloca carvões só para brincar). 

Mas então não tem Natal? Tem sim :)

Na noite do dia 24 – que é batizada de nochebuena (noite boa) – eles costumam jantar em família e até já trocam presentes. Como temos amigos espanhóis de diferentes gerações chega a ser engraçado ouvir o discurso dos mais velhos dizendo “quando eu era pequeno, não existia Papai Noel”, enquanto os mais novos esperam por presentes nos dias 25 e 6.

Árvore de Natal, na Puerta del Sol

Com a influência americana, hoje em dia existe Papai Noel e árvores de Natal nas decorações de muitas casas, mas tradicionalmente o enfeite mais representativo é o presépio (que em castelhano se chama belén).

Já a nochevieja (noite velha) é a última do ano. À meia-noite, a cada uma das 12 badaladas, se come uma uva, para ter sorte todos os meses do ano. É muito engraçado porque não tem queima de fogos, abraços, brindes, nada. Nos primeiros doze segundos do ano novo, as tevês estão sintonizadas na transmissão ao vivo do relógio da Puerta del Sol, no centro de Madri, e todo mundo está super concentrado em comer as uvas.

12 uvas e vinho rosé, para o brinde em seguida

Depois, sim, todos se abraçam, brindam e festejam até raiar o dia. Dentro de casa, claro. Porque o inverno está no seu melhor momento.

*A brasileira que vive em Londres é a Helo Righetto e o blog que eu me deliciei lendo é o Básico e Nacessário. Ela também escreve no Aprendiz de Viajante, que é ótimo para planejar roteiros de viagens. 

3 comentários:

Wise Up disse...

Que mimo, a primeira foto! Adorei! (gostei também do resto do post, mas aquela foto está mesmo o máximo! :P estão tão fofinhos!)

Sandra B. disse...

A primeira foto é muito amor!


Eu acho estranho não ter presente no de natal. Não sei como a criançada aguenta até reis ... hehehe!

Kelli Machado disse...

Acho que é questão de costume, ne? Eu acho super bacana a comoção que rola por causa dos Reis!